Sânias e neo-sânias:





Primeiramente, quero explicar como fiz a escritura desta palavra, que apareceu no Ocidente através do inglês - sannyas. Usei meu ouvido, meus conhecimentos em lingüística e escrevi o som da palavra dito por indianos em Puna. A Índia está reavendo seu direito de dizer como suas palavras são pronunciadas lá, na língua oficial deles, não mais com a interferência dos colonizadores ingleses. É possível que daqui surja um glossário de palavras que ainda não existam no nosso dicionário, mas que estão muito faladas pelos brasileiros, pois vamos aos montes à Índia.

Sânias é um discipulado. Esta palavra também tem um sentido usual que não corresponde ao original - chamamos alunos de discípulos, e professor de mestre. O resultado é muito feio, distorcido, mas é o que fazemos à revelia, no Ocidente.

Mestre é alguém que indica um caminho de compreensão; discípulo é alguém que, tendo compreendido, segue sua própria compreensão. Para que isso, tão simples, se dê, é necessário que haja uma entrega inicial por parte de quem se sente preparado para ser discípulo - coisa muito rara, principalmente no mundo atual, onde até as mulheres reivindicam seus direitos de não curvar a cabeça. Interessante: eu não curvo a minha. Mas, quando deparei-me com um Mestre verdadeiro, a quem procurei por tantas vidas, a minha cabeça curvou-se e houve uma entrega.

Mas por que "neo-sânias"? Eis a grande questão.

Osho é uma revolução no mundo da iniciação. E isso tem a ver com o fato de Ele não ser um iôgue, mas um Mestre do relaxamento, do let-go.

São dois os caminhos de evolução: o do Iôga e o do Tantra - o do esforço e o do relaxamento-entrega. Segundo tenho compreendido, depois de muito esforço chega-se ao relaxamento, ao Tantra. Osho reverte esse ensinamento que não deu muitas chances de evolução ao homem e começa pelo fim, pelo Tantra: "Se temos que relaxar, por que não começar relaxando?".

Quem ou o que impede o homem de relaxar, se ele nasceu relaxado? Eis outra grande questão. Como foi que nos esquecemos de nossa natureza? Que interesses nos tornaram máquinas - doentes, porque não somos máquinas -, rígidas, sofredoras? Será que só podemos ser educados dessa maneira? O que falta na nossa educação para que nos tornemos humanos e adultos?

Parece que agora teremos que resolver estas questões, pois são 6 bilhões de pessoas num planetinha... por enquanto...

Pois podemos contar com a clareza de visão do Mestre Osho para nos ajudar a enxergar no escuro. À medida que as pessoas forem sabendo qual é a fonte das grandes idéias que têm sido captadas e propagadas por várias pessoas ao redor do mundo, talvez a nossa inteligência se abra para receber o coração do Homem que mais amou os homens nos tempos modernos - Ele deu toda a Sua vida a essa pesquisa e foi muito bem sucedido. Pessoas de todas as partes do mundo estão se beneficiando com o Seu ensinamento - o testemunhar.

Meu desejo é que todos os homens comuns, como eu, possam entrar em contacto com o ser dentro deles mesmos. Não há nada fora, está tudo dentro, o mal e o bem.

Osho diz:

"Meu trabalho é basicamente para aquelas pessoas que simplesmente deram um salto, que não perguntaram por quê, que simplesmente olharam em meus olhos e sentiram um louco desejo, um louco anseio de ir comigo sem saber aonde isso irá terminar."

Osho A Sabedoria das Areias. Ed Gente. 1999,
(O Homem Com a Vida Inexplicável, vol. II, p. 137)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto."Rubem Alves

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...