Tao Te Ching



Aquele que conhece o outro é sábio.

Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.

Aquele que vence o outro é forte.

Aquele que vence a si mesmo é poderoso.

Aquele que conhece a alegria é rico.

Aquele que conserva o seu caminho tem vontade.



Seja humilde, e permanecerás íntegro.

Curva-te, e permanecerás ereto.

Esvazia-te, e permanecerás repleto.

Gasta-te, e permanecerás novo.



O sábio não se exibe, e por isso brilha.

Ele não se faz notar, e por isso é notado.

Ele não se elogia, e por isso tem mérito.

E, porque não está competindo,


ninguém no mundo pode competir com ele.


“Desculpe-me, disse um peixe a outro. ‘ você está mais velho e com mais experiência d que eu, e provavelmente poderá ajudar-me. Diga-me: onde posso encontrar o que chamam Oceano? Eu o tenho buscado por toda parte, sem resultado’.

‘O Oceano’, respondeu o velho peixe, ‘é onde você está justamente agora’.

‘Isto? Mas se isto nada mais é do que água... O que eu busco é o Oceano’, replicou o jovem peixe, totalmente decepcionado, enquanto continuava nadando para procurá-lo em outra parte”.

Não se trata de sair para buscar Deus, mas dar-se conta de que Ele já está dentro. Santo Agostinho diz: “Não vás para fora: a Verdade habita em teu interior.









“Alcance o vazio total. Permaneça completamente na Quietude. As dez mil coisas se agitam, E eu contemplo o seu retorno. Todas as coisas florescem e crescem, E cada qual retorna à sua Origem. O retorno à Origem se chama Quietude. É o retorno àquilo que é. Por meio da Quietude, cada qual completa o seu Destino.

Aquele que completou o Destino torna-se parte do constante. Conhecer o constante é a Iluminação.”

Lao Tse: Tao Te Ching



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto."Rubem Alves

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...