A próxima vez que um amigo tiver um 'resfriado' repentino seu amigo provavelmente não 'pegou uma virose', ele 'comeu uma virose'..."‏

Almoço vegetariano da vovó JANDIRA:

Arroz com curry, castanhas e legumes,
Tabule,
Grão de bico,
Pasta de grão de bico,
Pequi,
Abacaxi pérola,
Salada.
Sempre desprezei qualquer tipo de fanatismo.
Não tem coisa mais chata que pessoas obcecadas tentando nos convencer ou se achando superiores por seus ideais.
Já fiz dietas vegetarianas em busca de melhores estados de harmonia, em defesa de ideologias, de práticas de meditação ou de filosofias que não se sustentavam por uma simples mudança de hábito alimentar.
Constatei muitas atitutes peversas em pessoas polidas, educadas, politicamente corretas, que não comiam carne, enquanto alguns "OGROS" carnivoros, pareciam ter menos culpa de serem naturalmente primitivos, sendo as vezes muito mais sensíveis e humanos.
Percebi claramente que o não comer carne não tornava a pessoa mais espiritualizada. Essas pessoas se esqueciam da VERDADE e do AMOR.
Deixar de comer carne não me fez uma pessoa melhor, nem "superior", nem mais espiritualizada que ninguém.
Apenas teve o momento em que resolvi experimentar e não estava mais em condições de fechar os olhos para todo nível de consciência ecológica ao meu redor.
AGORA toda a natureza estava AQUI com seu paladar, com sua cor, com muita VIDA no meu prato e eu não conseguia mais sentir atração por algo MORTO para ser digerido na minha nutrição. Como minha filha, que faz Nutrição nos influenciou a aderir com esse video:

http://www.youtube.com/watch?v=TdrKTYRWHdI&feature=youtube_gdata_player (Garçom Vegetariano - Porta dos Fundos)

Então me pergunto, quem somos nós?
Um artigo sobre o livro "Eating Animals", do americano Jonathan Safran Foer (da revista Galileu). Aguns trechos:

- "Sem piadas aqui, e sem desviar do assunto: os animais são sangrados, pelados e desmembrados enquanto estão conscientes. Isso acontece o tempo todo, e a indústria e o governo americano sabem disso."

- "A próxima vez que um amigo tiver um 'resfriado' repentino, faça algumas perguntas. A doença foi uma dessas que vêm e vão rápido - vomitadas ou defecadas e então aliviadas? O diagnóstico não é simples, mas, se a resposta for sim, seu amigo provavelmente não 'pegou uma virose', ele 'comeu uma virose'..."

- "Comemos animais doentes. Frangos e perus são criados em espaços minúsculos, sem a mínima condição de locomoção. Porcos nascem deformados e precisam ficar presos para não atacarem uns aos outros. Peixes criados em tanques podem tornar-se canibais. Grande parte do gado é retalhada e desmembrada enquanto ainda está consciente. Nosso sustento vem da miséria. Se alguém nos oferecer um filme sobre como nossa carne é produzida, ele será de terror."

- "Os animais criados nas fazendas industriais produzem 130 vezes mais excrementos que a população humana - nos EUA, são cerca de 40 mil quilos de merda por segundo."

- "Quanto mais cedo os leitões se alimentam de sólidos, mais cedo alcançam o peso de mercado. 'Comida sólida' frequentemente inclui plasma sanguíneo seco, um produto secundário dos abatedouros. Depois os porcos vão para gaiolas de metal. Essas gaiolas são empilhadas, fezes e urina caem das gaiolas superiores nos animais de baixo..."

-"Sou contra o argumento de que comer carne é da natureza humana. O progresso só se dá quando transcendermos a natureza. Afinal existiram épocas e lugares em que os humanos comeram insetos, bichos de estimação ou outros humanos. As pessoas precisam comer de acordo com seus valores. Se fizessem isso, a maioria deixaria de comer carne."

- "Por tudo isso, tornei-me vegetariano e escolhi alimentar meu filho da mesma forma. O vegetarianismo é a única forma de comer coerente com tudo que mais ensino a ele. Não consigo lhe dizer 'olha meu filho, sabe aqueles animaizinhos que estão nos livros que lemos pra você à noite? Então, na verdade, a gente mata todos eles, arranca a cabeça, coloca na churrasqueira e depois come, viu?' Não falo de certo e errado, mas simplesmente não tem nada a ver com meus valores."

Respeito quem come carne. Mas as pessoas tem que se informar mais sobre o que andam comendo. É preciso uma consciência ecológica. É muito bonito dizer nos dias de hoje que se é ecologicamente correto, que o lixo é separado e que as sacolas plásticas tem que acabar. Alegam que as mesmas quando lançadas nos rios e oceanos matam peixes e outros animais que sufocam com elas. Estranho essas mesmas pessoas comerem esses animais.
Mais estranho são as pessoas fazerem tanto barulho pelo mico-leão-dourado, arara azul ou outros animais em extinção. Será que elas não percebem que mais um pouco somos nós, seres humanos que entraremos para lista por falta de ter o que comer?
Então porque deixei de comer carne?
É pelo futuro da minha filha, dos meus netos e do planeta.
É pelo fim do sofrimento desses animais.
Minha saúde agradece!

. A indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13%.(1).
. A pecuária gera diretamente 80% do desmatamento no bioma amazônico (2) e 14% em todo o mundo.
. Somos quase 7 bilhões de pessoas na Terra e criamos, para produzir carne, mais de 30 bilhões de animais (3) que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, despejam detritos, contaminam os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica.
. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja etc.) (4).
_________
(1) FAO (2009)
(2) Ministério da Agricultura
(3) Incluindo aves, peixes, camarões e moluscos
(4) FAO (2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto."Rubem Alves

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...